22 dicas de organização simples para sua casa

Dicas de organização: 22 dicas simples para por em prática em casa!

A rotina agitada diária tem sido um dos maiores vilões da vida moderna, principalmente quando o assunto é organização. Afinal, depois de um dia cansativo de trabalho tudo o que mais se quer é tomar um banho relaxante e deitar, sem pensar em colocar a casa em ordem. Isso acaba se tornando uma bola de neve e o que era apenas uma roupa fora do lugar ou uma louça suja na pia pode se tornar algo muito maior. No entanto, com algumas dicas de organização é possível manter tudo no lugar com menos tempo e sem sofrimento.

Um ambiente organizado acaba refletindo diretamente na sua qualidade de vida, já que com tudo bagunçado a dificuldade para encontrar algo e o tempo gasto acabam sendo muito maiores. Além disso, por mais bonito e bem decorado que seja o ambiente, se algo estiver fora do lugar, o ar de desleixo e até mesmo de sujeira acabam sendo maiores.

Mas com algumas dicas simples e algumas mudanças de hábito é possível transformar um casa casa bagunçada em um ambiente totalmente em ordem e super acolhedor. Continue a leitura para acabar de uma vez por todas com o problema da desordem do seu lar.

Quais as contribuições de uma casa organizada para a vida?

Antes de irmos para as dicas práticas, é muito importante entender qual o impacto que um ambiente bagunçado pode causar na sua vida. Afinal de contas, sabendo sobre isso, as chances de mudança e vontade de fazer acontecer acabam sendo muito maiores!

Um dos principais motivos para que muitas pessoas deixem a organização de lado está em não saber exatamente por onde começar, fator que contribui fortemente para a procrastinação, ou seja, deixar a tarefa para depois. Por isso, com esse post queremos não só dar dicas como também apresentar motivos positivos para manter um ambiente sempre organizado.

Veja como a organização da casa pode impactar positivamente na sua vida:

Mais praticidade

Com tudo em seu devido lugar não só fica mais fácil de encontrar algo e de não perder tempo, como as chances de bagunçar tudo de novo acabam sendo muito menores, fazendo com que o seu dia a dia se torne muito mais prático e otimizado.

Mais criatividade

Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas vários estudos comprovam que um cômodo organizado acaba contribuindo para que as tarefas rotineiras sejam feitas com muito mais eficiência e isso acaba reduzindo o estresse e estimulando a criatividade e a imaginação. Por exemplo, trabalhar em um ambiente desorganizado, pode acabar impactando e diminuindo o rendimento.

Mais produtividade

Com tudo em ordem, a melhora no estado de espirito é garantida. Isso acaba fazendo com que as pessoas tenham muito mais produtividade, tanto nas tarefas domésticas, quanto no trabalho, além de melhoram o humor. Outros impactos que a organização pode fazer a diferença é em relação a depressão e também a ansiedade.

Mais saúde

Organização também tem relação com limpeza. Com um ambiente limpo e higienizado as chances de acumular ácaros, poeira, umidade, bactérias e fungos são muito menores e consequentemente a saúde melhorará bastante, reduzindo alergias, doenças respiratórias, dentre outras.

Regras básicas que fazem toda a diferença!

A organização é um hábito que deve ser posto em prática em diversos aspectos da vida, seja ela profissional ou pessoal. Existem algumas regras básicas de organização que podem ser aplicadas em praticamente tudo e elas acabam sendo o ponto de partida para quem está em busca de uma casa menos bagunçada.

1 Praticidade e funcionalidade

Seja no guarda-roupa ou na dispensa da cozinha, a organização precisa ser funcional para que traga mais praticidade para a sua rotina. Ou seja, os itens e objetos que são usados com maior frequência, devem ficar sempre acessíveis e fáceis de pegar, então, nada de colocar no fundo do armário aquilo que é usado diariamente.

Para que tudo fique o mais prático e funcional possível, contar com a ajuda de alguns itens de organização fará toda a diferença. Divisórias para gavetas, etiquetas e caixas transparentes são ótimos aliados para que tudo fique à vista e setorizado.

2 Adeus para o que não está sendo usado

Sabe aquele ditado que diz que menos é mais? Ele tem tudo a ver com organização, já que quanto mais coisas se tem, mais difícil de colocar em ordem é. Então, evite acumular e guardar coisas e objetos desnecessários, sem uso ou serventia.

Uma boa dica para criar esse hábito é dedicar um dia do mês ou do ano para conferir tudo e se desfazer do que não é mais usado, jogando fora ou fazendo doação, no casos do que ainda estiver em bom estado. Outra ótima maneira de evitar os acúmulos é sempre se desfazer de algo antigo para que algo novo possa ter espaço.

3 Faça agora

O maior vilão da bagunça é aquela vontade de deixar para depois. Isso acaba contribuindo para que uma coisa pequena acabe ficando muito maior lá na frente. Então, sempre que tirar algo do lugar, após o uso já guarde logo. Por exemplo, se a louça da pia já estiver seca, coloque logo tudo em seu devido lugar.

22 dicas para organizar a casa

Para que você tenha um ambiente muito mais organizado e funcional, preparamos uma lista com coisas simples, mas que podem fazer toda a diferença:

Quarto e guarda-roupa

  • Setorize as roupas por tipos;
  • Coloque em cabides as roupas que amarrotam mais;
  • Coloque apenas uma peça de roupa por cabide;
  • Tenha um cesto de roupa suja para evitar que fiquem espalhadas;
  • Evite deixar vários pares de sapato pelo chão do quarto;
  • Na mesa de cabeceira ou na escrivaninha deve ficar somente o necessário.

Se quiser saber um pouco mais, temos um post aqui no blog com 9 dicas de organização do quarto.

Banheiro

  • Deixe no box apenas os produtos que estão sendo usados;
  • Guarde no armários os produtos de maneira setorizada, separando por categorias;
  • Não acumule muitos produtos em cima da bancada;
  • Nichos podem ser uma boa opção na falta de armários;
  • Coloque as toalhas enroladas dentro de cestas de vime para que não fiquem expostas.

Cozinha

  • Potes de plástico ou vidro devem ser guardados empilhados dentro do armário;
  • Panelas devem ficar setorizadas em um único armário;
  • Ganchos são uma ótima opção para otimizar espaço na bancada;
  • Deixe à vista o que é usado diariamente;
  • As gavetas devem ser dividas entre as com objeto de maior uso para cima e as de menor uso para baixo.

Temos um post aqui no blog com mais 15 dicas para manter a cozinha em ordem.

Lavanderia

  • Coloque os pregadores de roupa em um cestinho;
  • Use suporte para secar roupas íntimas;
  • Separe os produtos entre os específicos para lavar roupa e os de limpeza em geral;
  • Se não tiver armários, pode investir em nichos para organizar os produtos.

Sala

  • Use a estante para guardar o que não é usado diariamente;
  • Mantenha as almofadas do sofá sempre em ordem.

Viu só como manter a casa organizada é mais fácil do que se imagina? Com alguns novos hábitos é possível mandar a bagunça para longe!

Gostou das dicas? Aproveite também para ler o nosso conteúdo sobre tipos de panela e como escolher os materiais. Até o próximo post!

22 dicas de organização simples para sua casa
Ler mais
Veja quais são as melhores cores para a cozinha!
Ler mais
Entenda qual o modelo de churrasqueira correto para você
Ler mais
Lista de chá de panela: veja como montar a sua e o que não pode faltar
Ler mais
Panelas para fogão de indução: quais as mais indicadas?
Ler mais
O que não pode faltar no enxoval de casamento e como montá-lo!
Ler mais
Como manter o quarto organizado: 9 dicas que farão toda a diferença!
Ler mais
Inove na hora de escolher o presente para casamento com essas dicas!
Ler mais
Panela que não gruda: saiba porque elas são tão boas
Ler mais
Tipos de panela: conheça os materiais e saiba para que serve cada uma!
Ler mais