Panelas para fogão de indução: quais as mais indicadas?

Queimaduras, incêndios e inalação a gás são alguns dos acidentes mais comuns que acontecem no ambiente doméstico. Pensando em uma maneira de aumentar a segurança na cozinha, foram criados fogões que não necessitam de alimentação a gás e nem produzem chama de fogo. Mas para que eles funcionem corretamente, é indicado o uso de panelas para fogão de indução.

Se você está pensando em aposentar o fogão convencional, continue a leitura do post e saiba o que diferencia as panelas comuns das específicas para fogão de indução e quais os materiais que devem ser evitados.

Como funciona um fogão por indução?

Diferente dos fogões convencionais, que precisam de um botijão externo ou de gás encanado para gerar a chama que esquenta a comida, o modelo por indução necessita apenas de energia elétrica e ondas eletromagnéticas.

Além de muita tecnologia, eles trazem uma maior segurança para a cozinha e ajudam a evitar acidentes comuns, causados justamente pelo gás e pela chama de fogo. Isso se deve justamente pela inteligência do fogão. Ele só aquece, ou seja, só funciona quando é ligado e uma panela é colocada em sua boca.

Os fogões por indução, são conhecidos pelo nome de cooktop e são muito usados em cozinhas planejadas, aquelas que são feitas sob medida. Esse tipo de fogão conta com uma bobina de cobre, que por si só já tem uma altíssima frequência de corrente elétrica, que fica maior ainda no momento em que entra em contato com uma panela.

Mas para que o fogo por indução seja acionado, é necessário um tipo de panela específica, que tenha em seu fundo propriedades magnéticas, ativando assim o funcionamento do fogão. A segurança é garantida, pois somente a área em contato com as panelas esquenta e no momento que elas são retiradas, a boca esfria.

fogão por indução

Qual o material de panela mais indicado?

Mas se somente uma panela específica ativa as propriedades do fogão por indução, qual o tipo de material mais indicado? De acordo com os fabricantes dos fogões, as panelas mais indicadas são as fabricadas com ferro fundido e aço inoxidável, por conta das propriedades magnéticas.

Mas atualmente, também já estão sendo fabricadas panelas de cerâmica e aço inox, com um fundo triplo ou revestido com propriedades eletromagnéticas. As panelas com fundo triplo contam com uma camada de aço na parte interna, uma de alumínio e outra de aço na parte externa.

Mas além do material, a panela também precisa contar com um fundo plano, para que o contato com a indução e a zona de cocção do fogão seja maior.

Já os demais materiais de panelas, como o cobre, o barro, o alumínio e o vidro, não são compatíveis e nem funcionam nos fogões por indução, justamente pela ausência das correntes eletromagnéticas. Então, se você faz uso desse tipo de panela, é melhor aposentá-las antes de começar a usar o cooktop.

Se você não tem certeza sobre o material das suas panelas, não tem problema, a gente te ensina uma técnica infalível para descobrir se elas são compatíveis ou não com a tecnologia da indução.

A técnica é muito simples. Basta pegar um imã, daqueles comuns que você costuma usar para decorar e fixar a lista de compras na geladeira e colocar em contato com o fundo da panela. Se o imã aderir e não cair, então pode continuar usando as suas panelas, mas caso ele não tenha aderência, então, é hora de comprar novas panelas.

Além do material, as panelas precisam ter o tamanho exato da boca do fogão por indução para que possam aquecer por igual. Então atenção a isso!

Vantagens de usar panelas e fogão por indução

A maior vantagem está na segurança, já que as chances de um acidente acabam sendo muito menores. Mas além disso, você também não terá mais gastos com botijão e nem com gás encanado.

Mesmo que para funcionar o fogão por indução necessite de energia elétrica, ele acaba aquecendo muito mais rápido que os modelos comuns e justamente por isso, o tempo de preparo dos alimentos será muito menor, fazendo que que o consumo de energia também seja menor.

Pode usar panela de pressão no fogão de indução?

Para as panelas de pressão, vale a mesma regra das panelas. Elas necessitam de um fundo com propriedades eletromagnéticas com revestimento triplo para funcionarem no fogão por indução.

Se a panela de pressão tiver essas características, ela pode ser usada tranquilamente neste tipo de fogão. Caso você tenha medo ou receio de usar panela de pressão, temos um post aqui no blog com algumas dicas simples.

Conheça algumas opções de panelas por indução

Agora que você já sabe o que é um fogão por indução e como ele precisa de um tipo de panela específico, nós trouxemos alguns modelos de panelas com essa tecnologia para você conhecer:

Conjunto de panelas Ceramic Life Smart Plus

O conjunto de panelas Ceramic Life Smart Plus da Brinox é bastante resistente e ainda conta com um design elegante. Outra vantagem, é que elas contam com uma partícula de cerâmica, fazendo com que não seja necessário usar muita gordura no preparo dos alimentos.

A partícula de cerâmica também é responsável por deixar as panela livres de metais pesados e componentes químicos que podem ser prejudiciais à saúde. Além de ser antiaderente e não deixar que a comida grude no fundo da panela.

O conjunto é composto por 8 peças, uma panela de 1,25L, uma panela de 1,55L, uma caçarola de 2,55L e uma caçarola de 4,55L. Todas com tampa de vidro temperado e com saída de vapor, além disso, há também uma frigideira com 0,2L, uma frigideira com 0,6L, um grill de 1,35L e uma leiteira de 1,35.

Todos os componentes contam com alças e cabos com revestimento Soft Touch de silicone, que não esquentam em contato com a alta temperatura do fogo.

Conjunto de Panelas Ceramic Life Smart 8 Peças Brinox

Conjunto de panelas Cerâmica Life Optima

Para quem mora sozinho ou em casal, o conjunto Cerâmica Life Optima da Brinox pode ser uma ótima escolha. São poucas panelas, mas que oferecem um alto desempenho. Elas permitem que os alimentos sejam cozinhados por menos tempo e garantem economia na energia.

Elas também são fabricadas com o Mineral Resist, o que tem de mais novo no mercado quando se fala em antiaderente, garantindo que os alimentos não grudem no fundo da panela e nem tenham contato com elementos químicos e metais pesados.

O conjunto conta com 4 itens, uma frigideira de 24 cm, uma panela de 16 cm e duas caçarolas, uma de 20 cm e outra de 24 cm. A panela e a caçarola acompanham tampas de vidro temperado com saída de vapor e que possibilitam que seja possível ver a comida durante o seu preparo. Outra vantagem é a tecnologia Soft Touch das alças e cabos, que não esquentam.

conjunto de panelas optima 5 peças

Conjunto de panelas Palazzo

As panelas fabricadas em aço inoxidável também são ideais para serem usadas nos cooktops por indução e por isso o conjunto Palazzo da Brinox não poderia ficar de fora na nossa lista.

As panelas tem um design lindíssimo, clean e com linhas retas, ótimas para cozinhar e também decorar a sua cozinha. Elas contam com estrutura, alças e cabos em aço inoxidável e tampas com vidro temperado e saída de vapor, garantindo uma maior durabilidade e resistência.

O fundo triplo das panelas permite que os alimentos sejam cozinhados e preparados de maneira uniforme, além de exigirem menos tempo de preparo. Outra vantagem desse material está também na facilidade de limpar e na segurança, já que não soltam materiais residuais.

O conjunto conta com 5 itens, uma frigideira de 1,2L, duas panelas, uma com 1,7L e outra com 2,1L e duas caçarolas, com 3,2L e 4,3L. Elas são compatíveis com fogão por indução e também a gás e elétrico.

Gostou das dicas? Se você está pensando em trocar o fogão comum por um de indução, agora será muito mais fácil comprar as panelas corretas e sem medo de errar.

Aproveite também para ler o nosso conteúdo com 15 dicas para organizar a cozinha de maneira simples.

22 dicas de organização simples para sua casa
Ler mais
Veja quais são as melhores cores para a cozinha!
Ler mais
Entenda qual o modelo de churrasqueira correto para você
Ler mais
Lista de chá de panela: veja como montar a sua e o que não pode faltar
Ler mais
Panelas para fogão de indução: quais as mais indicadas?
Ler mais
O que não pode faltar no enxoval de casamento e como montá-lo!
Ler mais
Como manter o quarto organizado: 9 dicas que farão toda a diferença!
Ler mais
Inove na hora de escolher o presente para casamento com essas dicas!
Ler mais
Panela que não gruda: saiba porque elas são tão boas
Ler mais
Tipos de panela: conheça os materiais e saiba para que serve cada uma!
Ler mais