Veja quais são as melhores cores para a cozinha!

Cores para cozinha: dicas para repaginar o ambiente!

Para muitas famílias, a cozinha é um dos cômodos preferidos para se reunir e botar o papo em dia durante o preparo dos alimentos. As cores para cozinha tem o poder de deixar o ambiente muito mais divertido e moderno.

Se você está pensando em fazer algumas mudanças na sua cozinha, então esse post é para você. Continue a leitura para conhecer quais as cores mais indicadas para alegrar o ambiente. Se você não pretende fazer grandes mudanças, também vamos te dar algumas ideias de eletroportáteis e itens decorativos que podem levar um ponto de cor para a sua cozinha.

Tamanho da cozinha

As cores, além de de alegrar e deixar o ambiente mais moderno e com uma cara nova, são uma excelente alternativa para fazer algumas ilusões de ótica. Isso mesmo! Com as cores certas é possível deixar um espaço pequeno muito mais amplo ou até mesmo um ambiente grande mais aconchegante.

Então, antes de correr para a loja de materiais de construção mais próxima para comprar a tinta, é importante conhecer qual o tamanho do seu ambiente para que as suas necessidades sejam atendidas. Veja algumas dicas que podem te ajudar a escolher a melhor opção de cor ou até mesmo cores.

Cozinha pequena

Imagem de uma cozinha pequena

Os cômodos de uma casa ou apartamento estão cada vez menores atualmente e fazer com que tudo caiba ali acaba sendo uma missão quase impossível. Nesse caso, as cores certas podem ajudar a deixar o ambiente com a sensação de que é muito maior do que realmente é.

Uma boa opção para quem possui ambientes pequenos é usar e abusar dos tons mais claros nas paredes, como o branco, cinza gelo, palha, off white ou marfim e deixar o toque colorido para os armários, eletroportáteis e também itens de decoração. Essa tonalidade irá conferir ao cômodo uma sensação de amplitude e espaço.

Cozinha quadrada

As cozinhas de tamanho quadrado podem ser menores ou maiores e isso vai depender do tamanho da casa ou apartamento. Se o cômodo além de quadrado é pequeno, as paredes opostas podem ser pitadas de tons mais escuros. Isso ajuda a dar mais profundidade. Mas se elas forem de um tamanho maior, as cores mais vibrantes e alegres podem ser uma boa aposta. Nesse caso, as cores funcionam muito bem para deixá-la mais alongada.

Cozinha comprida/larga

As cozinhas compridas e mais largas são aquelas que tem uma espécie de corredor. Esse tipo de planta acaba sendo o meio termo entre grande e pequeno. Uma boa opção para conseguir uma maior amplitude e evitar que o espaço fique parecendo estreito ou apertado é pintar as paredes menores com cores de tonalidades mais fortes, como o vermelho, azul marinho ou até mesmo o preto, cores escuras podem fazer um bom contrastes com o piso e os armários.

Não existe regra no momento de escolher a cor ideal para o cômodo, mas com esses truque é possível conseguir um espaço muito maior do que ele realmente é. Porém, de nada adianta apostar nas cores se a cozinha está sempre bagunçada e com tudo fora do lugar, viu? Por isso, para te ajudar, temos um post aqui no blog com 15 passo simples para organizar a cozinha.

Psicologia das cores

Imagem ilustrativa de muitas cores saindo de um cérebro

Atualmente a variedade de cores de tintas e também de móveis e eletroportáteis é enorme, em alguns casos isso pode acabar dificultando a escolha, principalmente de quem é indeciso. Uma boa maneira de decidir o que pode funcionar mais com o ambiente é por meio da psicologia das cores.

De acordo com o estudo da psicologia das cores cada cor estimula o cérebro de uma maneira e acaba trazendo sensações diferentes. Inclusive o estudo é muito usado em campanhas publicitárias. Você já reparou que a grande maioria das redes de fast food usam a cor vermelha em suas campanhas e identidade visual? O vermelho é a cor que incita a fome e é uma maneira de fazer com elas vendam mais.

Conheça um pouco do significado de algumas cores:

Amarelo

O amarelo faz parte do grupo de cores quentes, elas transmitem alegria e acolhimento. Essa cor é ótima para incentivar e estimular a concentração e a sensação de felicidade. Para famílias que gostam de se reunir durante o preparo dos alimentos, o amarelo é a aposta ideal já que estimula a convivência e também a interação e a comunicação entre todos.

Vermelho

Já falamos anteriormente que o vermelho incita a fome, no entanto, essa cor também trás consigo vários significados e sentimentos como o otimismo, a criatividade, energia e o espírito aventureiro. O vermelho funciona muito bem para compor a decoração de casas com pessoas de personalidade forte. Na cozinha a cor pode ser usada nas paredes, no mobiliário e também nos detalhes das panelas, liquidificador e outros utensílios utilitários e decorativos.

Azul

O azul é uma cor que trás consigo paz, tranquilidade, seriedade e ordem. Essa cor faz parte do grupo de cores primárias e por isso é bastante tradicional. Os tons de azul são variados, desde os mais claros como o azul água, os medianos como o turquesa e também os mais fortes como o marinho. Independente da escolha do tom, a cozinha terá um ar de harmonia e equilíbrio. O azul fica ótimo se combinado com materiais de revestimentos em tons mais neutros.

Cinza

Os tons de cinza funcionam muito bem para quem busca uma cozinha com que transmita elegância e ao mesmo tempo praticidade. Assim como o azul, a escala de cinza tem tons variados que vão do mais claro ao mais escuro e podem funcionar em diversas partes dos cômodos, como nas paredes, piso, armários, luminárias e muito mais.

Verde

O verde é uma cor que é muito usada para transmitir esperança, proteção e bem-estar. Como os tons de verde são variados a escolha deles também terá um papel importante. Os tons mais escuros são ótimos para um ambiente com uma pegada mais moderna e descontraída, já os mais claros garantem uma cozinha mais puxada pro estilo clássico.

Ideias para colorir a cozinha

Para deixar a sua cozinha renovada e com novos ares, veja algumas ideias que podem te inspirar:

Cor nas paredes

A cores nas paredes podem aparecer de várias formas e você pode escolher de acordo com o tamanho do seu cômodo e também gosto pessoal. É possível pintar todas as paredes ou somente uma a duas de destaque!

Imagem de uma cozinha e uma paleta de cores ao lado

Cor nos móveis

Uma ótima ideia de levar mais cor para o ambiente é optando por móveis coloridos. Aqui você pode optar por armários de uma única cor ou até mesmo duas tonalidades que sejam complementares. Para quem tem cozinha do tipo americana, com bancada e bancos, é possível colocar as cores nesses mobiliários também.

Pequenos pontos de cor

Outra boa opção que evita grandes reformas é optar por colocar pontos de cor na decoração. Uma cozinha toda branca ou bege pode ficar com outra cara com a geladeira ou os eletroportáteis, como liquidificador, batedeira ou sanduicheira coloridos. As cores também podem dar o ar da graça nas cortinas, luminárias e objetos decorativos como bandejas ou fruteiras.

As cores fazem toda a diferença nos ambientes e funcionam muito bem na cozinha, garantindo um cômodo muito mais alegre, versátil e até mesmo moderno. Com um pouco de criatividade na escolha da cor é possível mudar completamente a cara da sua cozinha.

Gostou das dicas? Aproveite também para ler o nosso conteúdo sobre tipos de panela e saiba para que serve cada um. No Blog da Rede Solar Móveis nós sempre trazemos as melhores dicas de decoração, eletrodomésticos e bem-estar para o seu dia a dia!

22 dicas de organização simples para sua casa
Ler mais
Veja quais são as melhores cores para a cozinha!
Ler mais
Entenda qual o modelo de churrasqueira correto para você
Ler mais
Lista de chá de panela: veja como montar a sua e o que não pode faltar
Ler mais
Panelas para fogão de indução: quais as mais indicadas?
Ler mais
O que não pode faltar no enxoval de casamento e como montá-lo!
Ler mais
Como manter o quarto organizado: 9 dicas que farão toda a diferença!
Ler mais
Inove na hora de escolher o presente para casamento com essas dicas!
Ler mais
Panela que não gruda: saiba porque elas são tão boas
Ler mais
Tipos de panela: conheça os materiais e saiba para que serve cada uma!
Ler mais